domingo, 17 de setembro de 2017

16º Concurso de Oratória em Língua Japonesa do NE | 第16回東北伯日本語スピーチ大会



Mais um pra coleção, eu estou virando o doido dos speeches haahaha.  Eu não ia participar mais da oratória deste ano, já tinha ido duas vezes e tinha sido o bastante até que minha mãe perguntou.

Ow Helder, esse ano vai ter aquele evento de novo? O de oratória?
-Vai ter sim, vai ser em Recife a regional, mas esse ano não vou participar.
-Tu foi pra Salvador ano passado e agora que é aqui tu não vai? Vai sim!

E assim eu fui convencido a participar da regional este ano.




Este ano pessoas da minha turma também participaram, foi legal ter mais participantes de Recife desta vez, da última vez tive a impressão de que tinha mais pessoas de outros estados.



 Em fevereiro desse ano eu fiz um kouryuu bem legal com japoneses que gostam da língua e cultura brasileira, eu achei que transformar essa experiência num speech ia ser muito interessante.

Comecei a escrever minha redação e corri pro lang8 em busca de japoneses pra corrigirem pra mim.

O sakubun foi reescrito várias vezes até que eu mandei ele pra Alice-sensei e mais uma vez ela me deu uma mãozona, e sem falar que os redações com o dedo de Alice são discursos abençoados né? hahahaha.

O speech deste ano foi o que eu mais treinei, era mais complexos que os anteriores então eu sempre praticava na hora do almoço ou no caminho pra escola de Inglês.

O dia do evento chegou e meu corpo começou a esquentar, eu tento disfarçar mas todo mundo percebe quando eu tô nervoso,
a boca seca, o pescoço e testa ficam quentes e as pernas trêmulas.
Eu fui o antepenúltimo de 21 pessoas e a ansiedade não me deixava em paz.

Depois de todas as apresentações, pessoas que eu não conhecia vieram falar comigo dizendo que fui bem pois acharam que falei com emoção e entusiasmo. Eu senti uma pressão de ter que ganhar mas mesmo não conseguindo nenhuma colocação, receber os parabéns de tanta gente foi muito bom.


Um aluno de um amigo veio me cumprimentar dizendo "Cara, eu não manjo muito de Japonês ainda não mas eu senti o feeling que você passou no seu discurso, a qual você falou foi muito boa, parabéns" Eu respondi que se eu transmiti e despertei bem esse sentimento na galera, minha missão tava dada. :D

Muitas pessoas pensam que eu sou fluente em Língua Japonesa, mas a verdade é que eu vivo escrevendo e produzindo coisas de maneira artificial, ainda estou longe de ser fluente e falar naturalmente. Se você achou meu discurso bacana, foi muito empenho e treino, não foi fluência, tudo decoreba hahahaha.

Eu não tenho nenhuma eloquência, falo rápido e atropelo as palavras, mas caramba, não só a desenvoltura que ensaiei, mas acho que o texto em si, esse foi o mais interessante de contar.

O melhor feedback que eu já pude receber foi o do pessoal este ano. Estou muito feliz! Obrigado, Mainha, Painho, Gerusa que foram me ver pela primeira vez!

O vídeo com legendas em português segue logo abaixo. Valeu Durval pelas fotos e vídeo!